O que está buscando?

A PRÁTICA DA CAMINHADA NA RECUPERAÇÃO DO COVID-19

Como uma das principais consequências da doença, os danos respiratórios podem ser minimizados através da pratica de atividade física junto ao tratamento de reabilitação

 Por: Gabriel de Rezende | Professor de Educação Física SESI-SP | CREF 122217-G/SP
28/06/202115:31- atualizado às 15:39 em 28/06/2021

 

Um estudo recente publicado pela Organização Mundial da Saúde, indica resultados positivos da caminhada na recuperação Pós COVID-19 que é conhecida por causar insuficiência respiratória aguda com alterações cardiopulmonares, com manifestações graves em até 67% dos casos, desconforto respiratório, necessidade de oxigênio e internação. Os sintomas Pós COVID-19 são persistentes mesmo nos casos leves, e as consequências decorrentes da infecção incluem fadiga, dispneia, taquicardia, perda de massa muscular e diminuição da capacidade funcional.  

Basicamente o vírus se liga em receptores celulares tendo acesso intracelular, onde atua em sua replicação destruindo as estruturas desta célula e por assim debilitando as funções desta. A prática de exercícios cardiovasculares, sendo a caminhada um deles, atua na recuperação destes receptores e das estruturas celulares que foram lesadas pela doença. 

A caminhada é um exercício que apresenta ótimos resultados na recuperação da doença, segundo estudo publicado, mas que deve ser monitorado e prescrito por profissionais competentes, uma vez que cada indivíduo apresenta os mais diversos quadros de gravidade da doença. Assim o profissional avaliará como deve ser a intensidade e volume adequados para cada caso e desenvolver a evolução adequada. 

Praticantes regulares de exercícios físicos tendem a apresentar quadros menos graves da doença, uma vez que organismo desenvolve um sistema imunológico mais forte, além da capacidade respiratória que ser melhor em comparação a pessoas sedentárias. Podendo estes fatores serem responsáveis por quadros mais leves da doença em praticantes regulares. 

Atualmente existe um grupo de corrida e caminhada no SESI Cotia em que professor desenvolve as técnicas apropriadas e orientação inerentes a modalidade. Sendo estas aulas uma ferramenta fundamental no enfrentamento da doença de forma preventiva de casos graves e na recuperação da COVID-19. As aulas ocorrem as terças e quintas as 18h. 

Para mais informações sobre Academia e Grupo de Caminhada, clique aqui
Para mais informações por WhatsApp, clique aqui

Leia também