O que está buscando?

Projeto verão: força no “CORE”, foco na postura e muito Pilates

 Por: Por Dayani Nunes | Fisioterapeuta SESI-SP - CREFITO 132776-F
20/10/202116:28- atualizado às 14:58 em 27/10/2021

 

A estação mais quente do ano está chegando, o verão, que nos remete a sol, praia, piscina, calor, enfim estação em que há aumento considerável de dessoas que buscam atividade física para cuidado com o corpo, bem estar físico e melhora da qualidade de vida. Existem vários tipos de exercícios, dentre eles, musculação, natação, treino funcional, etc..., mas além desse tipo de condicionamento físico você sabe qual outra modalidade pode contribuir, não somente para a parte física, mas sim para sua “saúde” de um modo geral no verão?

Se você pensou em “PILATES”, acertou! O método pilates ajuda diretamente na sua saúde, tratando a causa da doença por meio de atividades que geram bem estar, proporcionando aumento da flexibilidade, definição muscular, consciência corporal, melhora na função respiratória, equilíbrio muscular, prevenção de patologias e melhora de dores em geral.

O método pilates se baseia no controle dos músculos o mais consciente possível, sendo necessário realizar corretamente os nove princípios básicos a seguir: concentração, controle, centragem, respiração diafragmática, leveza, precisão, força e relaxamento.

Os exercícios que compõe o método, seguem princípios básicos que  envolve o controle de contração consciente de algumas partes do corpo com ênfase no que o Criador Joseph Pilates denominou “Power House” que significa centro de força, este é composto por músculos do “CORE” (músculos abdominais, glúteos, paravertebrais...) que são importantes e geram a estabilidade do corpo, sendo uma das técnicas mais importantes na área da reabilitação pelos fisioterapeutas para tratamento de várias disfunções ortopédicas, melhora da postura e dores crônicas.

Contudo, o pilates é uma ferramenta fundamental e deve ser utilizado pelo fisioterapeuta na reabilitação de diferentes populações, respeitando as limitações e condições individuais e seguindo todas os princípios do método.

Cuide de sua saúde: faça Pilates!

Leia também