O que está buscando?

REABILITAÇÃO PÓS-COVID-19: O QUE É E COMO FUNCIONA?

Pessoas acometidas pela doença podem sofrer sequelas após o tratamento que precisam ser cuidadas para o retorno à normalidade

 Por: Dayani Nunes da Silva | Fisioterapeuta SESI-SP | CREFITO: 132776-F
05/07/202116:49- atualizado às 17:39 em 05/07/2021

 

A COVID-19 é uma doença respiratória aguda e infecciosa causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), capaz de ocasionar repercussões leves ou graves. É a mais impactante pandemia da atualidade e se tornou uma emergência global de saúde pública.  

A fisioterapia é uma das profissões que fará parte da reintegração na sociedade desses pacientes às suas atividades de vida diária, sendo de suma importante na reabilitação funcional do paciente. 

As principais sequelas do paciente pós covid-19 são: função pulmonar debilitado, fraqueza muscular, fadiga, limitação de mobilidade, incapacidade de executar atividades diárias, além de desordens de cunho cognitivo, mental e psicológico, por isso a importância de um acompanhamento multiprofissional à esses pacientes. 

 

VOCÊS SABEM QUAL A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA NA REABILITAÇÃO PÓS-COVID?    

Objetivo da fisioterapia na reabilitação pós covid-19 é promover alivio dos sintomas, tratar e prevenir complicações respiratórias, cardiovasculares, musculoesqueléticos e neurológicos, auxilia no restabelecimento da qualidade de vida e retorno as atividades sociais, laborais e esportivas.   

E quando podemos iniciar o programa de reabilitação?  

Deve ter início no âmbito hospitalar e seguir em casa com acompanhamento fisioterapêutico individualizado, com ênfase nas alterações físicas funcionais identificadas na avaliação, incluindo preferencialmente: exercícios aeróbicos com monitoramento, fortalecimento muscular, flexibilidade, respiratório, equilíbrio e controle neuromuscular. Procure sempre um profissional habilitado e cuide de sua saúde. 

 

 

Referência 

Diretrizes de reabilitação fisioterapêutica na síndrome pós covid-19. Cartilha Crefito 4-  2021. 

Leia também