O que está buscando?

Esportes Aquáticos e o Pós-Covid: Vantagens e benefícios

 Por: André Souto | Professor de Educação Física | CREF 007941-G/SP
03/08/202115:34- atualizado às 08:33 em 04/08/2021

 

A natação é considerada um dos esportes mais completos que existem. Isso porque, ao nadar, você trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Não à toa, é uma das modalidades esportivas mais indicadas tanto para quem quer ganhar massa muscular quanto para quem busca definição e perda calórica. 

Apesar de ajudar na perda de calorias, a natação sozinha não emagrece. Mas tanto ela quanto a hidroginástica ajudam no processo do emagrecimento. São dois tipos de exercícios muito recomendados para quem está acima do peso, isso porque não têm grande impacto e não causam sobrecarga nas articulações. 

Justamente por trabalhar todos os músculos, pode ajudar a melhorar ou até curar alguns problemas respiratórios. O trabalho na água aumenta resistência do organismo, diminuindo ou espaçando as crises asmáticas.  

Mas, afinal, por que a natação é tão poderosa no tratamento de doenças respiratórias?  Por diversos fatores que estão ligados, principalmente aos movimentos de algumas áreas do corpo e ao trabalho de respiração que é realizado dentro da água. 

Acontece que a natação alonga a musculatura intercostal, o que ajuda a corrigir defeitos posturais e deformidades torácicas, que podem afetar o diafragma e os pulmões e, consequentemente, desencadear problemas respiratórios. Por meio da natação, o praticante movimenta a caixa torácica, abrindo e fechando as costelas. Assim, ele facilita a musculatura inspiratória e expiratória, aumentando a entrada e saída de ar e conseguindo coordenar o sistema respiratório como um todo. 

Outro motivo que faz com que a natação seja muito benéfica para o tratamento de doenças respiratórias é, justamente o fato de ela ser realizada dentro da piscina. A resistência da água exige que a respiração seja mais ampla, aumentando, assim, o trabalho dos pulmões e a capacidade cardiorrespiratória do praticante. Tudo isso sem falar que o ambiente aquático mantém as narinas úmidas, eliminando a secura típica da asma e outras alergias. 

Apesar de todos os benefícios promovidos pela natação, é importante destacar que alguns problemas, como a bronquite e a asma, não têm cura. Ainda assim, a prática regular dessa modalidade pode ser tão efetiva, que algumas pessoas não apresentam mais crises ou apresentam com intervalos de tempo muito espaçados, dando mesmo a sensação de que estão curadas 

No SESI Cotia, acreditamos ser imprescindível saber nadar. É uma questão de segurança e sobrevivência, acima de tudo. Adquirindo segurança, vem a melhora da autoconfiança e da capacidade de cuidar de si. Aqueles que sabem nadar, se sentem mais aptos a enfrentar desafios e possuem mais coragem, ao mesmo tempo, aprendem sobre os limites impostos pelo meio líquido. 

Leia também