O que está buscando?

Escola SESI de Cotia recebe grupo de Capoeira para celebrar cultura brasileira

Apresentação do grupo de capoeira Porto do Malês para os alunos do Ensino Fundamental l.

 Por: Escola SESI de Cotia
31/03/201717:06- atualizado às 16:55 em 27/04/2017

O Centro Educacional de Cotia recebeu no dia 24 de março o grupo de capoeira Porto do Malês, para uma apresentação aos estudantes do ensino fundamental. A apresentação do grupo faz parte do projeto realizado na escola para enaltecer a cultura brasileira.

O objetivo é abordar a história da cultura africana, indígena e europeia, para proporcionar aos educandos o conhecimento sobre a história de cada povo e suas contribuições para a formação da cultura brasileira.

Os projetos foram desenvolvidos pelas professoras Viviane do 4° ano do ensino fundamental e da Sonia do 5° ano do ensino fundamental.

 

Os projetos

 

Eu e minhas Raízes - 4° ano - Ensino Fundamental

O projeto foi desenvolvido com os alunos do 4° ano do ensino fundamental. O objetivo é reconhecer a diversidade étnica e cultural do Brasil, valorizando as contribuições das diferentes etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente as matrizes indígena, africana e europeia.

Os estudantes desenvolveram portfolios de acordo com cultura inseridas nas cinco regiões brasileiras, contendo: relatos, histórias e modo de vida dos povos, entrevistas, histórias folclóricas, imagens, conclusões.

Os estudantes apresentam os trabalhos realizados todas as quintas-feiras. Além da apresentação o projeto realiza ainda leituras na biblioteca e sala de informática para agregar novos conhecimentos.

 

MINHA HISTÓRIA, SUA HISTÓRIA: NOSSA CULTURA. – 5º ano – Ensino Fundamental

O projeto foi desenvolvido com os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. A atividade visa envolver os estudantes na investigação de suas origens, tradições e histórias.

Para a investigação os educandos realizaram entrevista a familiares para levantamento e registro de informações sobre as origens e história familiar. 

Durante o projeto os estudantes participaram de debate sobre o respeito às diferenças, confeccionaram cartazes com curiosidades das diferentes histórias.

Confira abaixo as imagens da apresentação.

 

 

Leia também