O que está buscando?

IMUNIZAÇÃO X SAÚDE MENTAL: A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE

Depois de vários meses dentro de casa, longe do convívio social e práticas de rotina em virtude da preservação da saúde, será hora de, agora imunizados, nossos idosos voltarem a sair de casa?

 Por: Romilda Batista Alves | Professora de Educação Física | CREF: 124973-G/SP
05/07/202117:48- atualizado às 17:48 em 05/07/2021

 

Primeiro público impactado pela pandemia da COVD-19, nossos idosos logo abdicaram de seus hábitos do dia a dia, como encontrar seus amigos, frequentar comércios e clubes e passear pelos entornos de sua residência. Esse período longe, afastado de pessoas e privado de sair de casa traz consequências iminentes em todos, mas acentuado nas pessoas mais velhas, que inclusive, podem até a resistir e não aceitarem essa situação. 

Com o avanço da vacinação, iniciando com o público de maior risco, muitos que seguiram o cronograma oficial já se encontram imunizados e não correm o mesmo risco que outrora. A imunização é importante para reduzir a circulação do vírus, números de pessoas infectadas, internações como casos graves e até óbitos. Quanto mais pessoas foram imunizadas mais rápido poderemos voltar ao novo normal e abraçar as pessoas queridas. 

E com o público 60+ cada vez mais imunizado, a oportunidade de retomada a normalidade pode acontecer, tomada todas as preocupações. Cuidar da saúde mental na melhor idade, é um investimento para a longevidade, e a melhor forma é praticando atividade física. A socialização se torna algo prazeroso, pois quando estão em grupos ou algum tipo de projeto as pessoas da melhor idade se sentem mais acolhidos, motivados e acabam participando cada vez mais de diversas atividades, sejam elas físicas, sociais ou lazer. 

Importante salientar também que para gozar de uma boa saúde mental na melhor idade é preciso priorizar o sono, ter uma boa alimentação, estar perto de pessoas queridas, praticar atividade física e fazer algo que lhe traga prazer. Também não podemos esquecer que o uso do álcool gel e máscaras, além de evitar aglomeração, mais do que uma precaução é também um gesto social e pensado par ao bem de todos, uma vez que mesmo imunizados, podemos contrair o vírus e contaminar outras pessoas. Portanto, deve existir um equilíbrio entre o retorno à normalidade, mas ainda apoiado em ações de proteção pessoal e coletiva em relação ao Corona vírus. 

No SESI Cotia foi criado o programa “Clube da Melhor Idade” com foco nessa retomada, onde nosso cliente, apresentando a carteirinha e o comprovante das duas doses de vacinação poderá participar de atividades monitoradas e com o máximo de segurança, retomando gradativamente o encontro com pessoas e a prática de hábitos saudáveis através de aulas, ações formativas e atividade física, tudo isso sem custos adicionais ou taxas de inscrição. 

 

Para saber mais sobre o Clube da Melhor Idade, clique aqui 

Para mais informações pelo WhatsApp, clique aqui.    

Leia também